Pesquisar

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Maior Biblioteca do Mundo

A biblioteca do Congresso, em Washington, nos Estados Unidos é considerada a maior biblioteca (um sonho para leitores vorazes) do mundo em espaço de armazenagem e livros. Ela possui mais de 144 milhões de itens, o que inclui material em mais de 470 idiomas, livros impressos, manuscritos, material em áudio, mapas e gravuras, dentre outros. Ela possui a maior coleção de livros raros da América do Norte além de constar em seu acervo uma das cópias restantes da Bíblia de Gutenberg.
A biblioteca do Congresso foi inaugurada em 24 de abril de 1800 pelo então presidente John Adams em razão da transferência da capital americana da Filadélfia para Washington.

A biblioteca foi incendiada duas vezes. A primeira em 1814 devido às invasões de tropas britânicas e a segunda em 1851. Neste segundo incêndio, além da enorme perda de 35 mil livros, o fogo destruiu dentre outros objetos um retrato original de Cristóvão Colombo.

A biblioteca é aberta ao público em geral para pesquisa acadêmica, mas turistas também podem visitá-la.

Curiosidade: para você que além de livros também gosta de cinema, a biblioteca do congresso aparece nos filmes “O dia depois de amanhã” e “A lenda do tesouro perdido – livro dos segredos”.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu ficaria anos só para passar por todas as estantes! :D
      Qualquer leitor ficaria louco ali dentro mesmo.

      Excluir
  2. Hummmm eu lembro dela no filme um dia depois de amanhã! Inclusive lembro especificamente do bibliotecado agarrado à bíblia de Gutenberg pra impedir que ela virasse alimento pro fogo. Eu acho que eu congelava antes de queimar esses livros....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também lembro exatamente desse momento KKKKK.
      Que desperdicio queimar livros né?!!!:D

      Excluir