Pesquisar

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Porto Real

Porto Real é a capital e maior cidade dos Sete Reinos, localizada na costa leste de Westeros, com vista sobre a Baía da Água Negra. É onde se localiza a Fortaleza Vermelha, e o Trono de Ferro dentro dela, assento do Rei. A principal parte da cidade é cercada de muralhas, guardadas pela Patrulha da Cidade de Porto Real, também conhecia como os Capas Douradas. A população mais pobre constrói casebres fora da cidade. Porto Real é extremamente populosa, porém feia e suja se comparada a outras cidades. O péssimo odor do lixo da cidade pode ser sentido até muito longe de suas muralhas. É o principal porto dos Sete Reinos, rivalizado apenas por Vilavelha.

HISTÓRIA

A área no entorno de Porto Real era território disputado entre os Reinos da Campina, dos Rios e das Terras da Tempestade; consistia de colinas e florestas, com poucos pescadores vivendo ao norte do Água Negra - até 300 anos atrás, quando Aegon o Conquistador desembarcou na foz do rio, construindo sua primeira fortaleza de madeira e barro, no topo da mais alta colina. Posteriormente, quando Aegon finalizou sua conquista, ele decidiu construir sua capital no entorno daquele forte, já que era uma área central e não era parte de nenhum antigo reino, deixando o Rei separado de seus vassalos.

Em tempo, a cidade foi expandida pelos Reis Targaryen. A Fortaleza Vermelha foi completada durante o reinado de Maegor o Cruel; o Grande Septo foi construído para exibir a fé e devoção dos Targaryens à Fé dos Sete, após renunciarem aos antigos deuses de Valyria (não foi denominado Grande Septo de Baelor até a morte do Rei Baelor o Abençoado); o Fosso do Dragão foi construído para abrigar os dragões Targaryens.

Porto Real sofreu alguns ataques e catástrofes durante sua existência (curta, se comparada a outras cidades). Durante a Rebelião Blackfyre, o exército do meio-irmão bastardo do Rei Daeron II ameaçou a cidade, mas foi detido na Batalha do Campo do Capim Vermelho. Durante a Grande Praga da Primavera, quatro em cada dez habitantes morreu na epidemia, e piras funerais queimaras no Fosso do Dragão continuamente, pintando o céu noturno de um verde de fogovivo. Mas, principalmente, durante a guerra civil conhecida como Rebelião de Robert, o Rei Aerys o Louco quase queimou toda a cidade com o objetivo de "salvá-la" dos rebeldes, e logo após foi saqueada por tropas Lannister. Veja Saque de Porto Real.

Porto Real possui uma forma aproximadamente quadrada, estendendo-se por diversos quilômetros, e defendida por altas muralhas; há sete portões. No interior das muralhas, a cidade conta com mansões, celeiros, pomares, armazéns de pedra, estalagens de madeira, barracas de mercadores, tavernas, cemitérios e bordéis. Há um mercado de peixes. Centenas de cais se encontram no porto. Entre os edifícios as vias são largas e arborizadas, cruzando com ruas e becos. Próximo ao Portão da Lama ficam três grandes catapultas, chamadas de Três Putas, uma recente adição às defesas da cidade.

A cidade cobre a margem norte do Água Negra, e ainda três altas colinas, nomeadas em homenagem a Aegon e suas duas irmãs,Visenya e Rhaenys. A Alta Colina de Aegon, em cujo topo se encontra a Fortaleza Vermelha, o catelo real localizado no canto sudeste da cidade, proporciona vista diretamente para a baía, enquando a Colina de Visenya a oeste é coroada pelas muralhas de mármore do Grande Septo de Baelor, e suas sete torres de cristasl. A Colina de Rhaenys ao norte é coberta pelas ruínas do domo do Fosso do Dragão, cujas portas de bronze se encontram fechadas há um século, desde que os últimos dragões morreram.

A maioria dos prédios da cidade são feitos de madeira ou gesso, com poucas estruturas de pedra. No exterior da cidade, ao lado do cais, há casebres em ruínas escorados nas muralhas. Nestes lugares há barracas de iscas, armazéns, barracas de mercadores, casas de cerveja, e os casebres onde as mais baratas prostituas oferecem seus serviços.

Na Baixada das Pulgas, um labirinto de ruas estreitas e becos, mendigos e a parte mais pobre da cidade vive; subsistem, na maioria das vezes, consumindo um ensopado marrom, cujos ingredientes são um mistério, podem incluir carne de ratos e de vítimas de homicídio, além de outras coisas.

Os ricos da cidade moram longe da Baixada, no lado oposto da Colina de Rhaenys. As áreas mais ricas da cidade ficam próximas ao Velho Portão.

Algumas das Casas nobres de outras partes de Westeros mantém belas mansões muradas no interior da cidade, com seus próprios poços, estábulos, jardins e armazéns, para quando visitam a capital.

Grandes torneios ocorrem no exterior da cidade, ao lado do Água Negra.

PORTÕES

Sete é um número sagrado em Westeros, sendo a esta razão de Aegon ter ordenado a construção de sete grandes portões, que funcionam entradas para a capital; cada um destes portões é protegido por grades de ferro, pesados portões e guardas armados.
Portão do Dragão.
Portão de Ferro.
Portão Velho.
Portão dos Deuses.
Portão do Rio conhecido como Portão de Lama pela população portenha.
Portão do Leão.
Portão do Rei.

LUGARES IMPORTANTES

Fortaleza Vermelha, castelo real no topo da Colina de Aegon.

Grande Septo de Baelor, onde os Mais Devotos se reúnem com o Alto Septão. É o mais sagrado Septo da Fé dos Sete. Localizado no topo da Colina de Visenya.

Fosso do Dragão, um imenso domo, hoje desabado, que abrigava os dragões Targaryens. Suas portas de bronzes não são abertas há mais de um século. A Rua das Irmãs corre entre o Fosso e o Grande Septo. Localizado no topo da Colina de Rhaenys.

Guilda dos Alquimistas, estende-se ao longo da Rua das Irmãs. No subsolo é produzido e armazenado fogovivo.

Baixada das Pulgas é a favela de Porto Real, a área com os oprimidos da cidade. Há pequenas barracas de comerciantes onde pode-se conseguir ensopado marrom; possui fedores misturados de chiqueiros, estábulos, tinturarias, prostíbulos e esgoto.

RUAS, PRAÇAS E OUTROS

Rua das Irmãs, próxima aos pés da Colina de Visenya. Onde se localizam os Alquimistas. É reta como uma flecha, ligando as Colinas de Rhaenys e Visenya, e tirando daí seu nome.

Rua do Aço, onde se encontram a maioria das forjas dos ferreiros. Começa na praça do mercado, próxima do Portão do Rio, subindo a Colina de Visenya. Quanto mais alto na colina, mais caras as lojas.

Rua da Farinha, ao longo da qual diversas padarias são encontradas. Abaixo da rua, se encontra um labirinto de becos.

Rua da Seda, dotada de diversos bordéis de preços variados.

Beco da Enguia, localizada na Colina de Visenya, onde se encontra uma estalagem.

Beco da Corrida dos Porcos, rodeada por altas construções de pedra e madeira, cujos andares mais altos são tão inclinados que quase tocam aqueles no outro lado da rua.

Travessa da Sombra Negra, uma rua sinuosa que começa no portão norte da Fortaleza Vermelha e se estente até os pés da Alta Colina de Aegon.

Travessa Fedorenta, rua de aprendizes.

Caminho Lamacento, próxima à Praça do Peixeiro

Beco do Toucinho, onde Lollys Stokeworth foi encontrada vagando após ter sido estuprada.

Curva do Mijo, rua provavelmente localizada na área das Pulgas. O fluxo sangrento estava sendo transmitindo nos ensopados vendidos nesta rua.

Rua das Sementes

Travessa do Latoeiro

Rua do Rio

Rua do Gancho

Praça do Sapateiro

Praça do Peixeiro, próxima ao Portão de Lama.

POPULAÇÃO

Porto Real é extremamente populosa, mas feia e suja se comparada a outras cidades. Sua população é estimada em mais de 500 mil, apesar de este número variar durante o inverno e em tempos de guerra, quando pessoas se abrigam no interior das muralhas da cidade. George R. R. Martin afirmou que a cidade é maior do que Londres ou Paris na Idade Média, porém maior que a Constantinopla Medieval ou a Roma Antiga, que possuíam uma população aproximada de 1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário